Você sabe o que é Daltonismo? Aprenda mais sobre esse problema que afeta a percepção das cores.

Postado em:09/11/2023

Olá, seja bem-vindo ao nosso blog das Óticas Elo!


Hoje vamos falar sobre um assunto que muitas pessoas têm curiosidade: o daltonismo.


Você sabe o que é, quais são os tipos, como é a visão de uma pessoa daltônica e o que pode causar essa condição? Se não, então continue lendo e descubra tudo isso e muito mais!


O que é Daltonismo?

O daltonismo é um distúrbio da visão que afeta a capacidade de perceber e distinguir algumas cores.


Isso acontece porque há um problema com os pigmentos que existem nas células nervosas da retina, chamadas de cones, que são responsáveis por captar a luz e enviar as informações sobre as cores para o cérebro.


Existem três tipos de cones que veem as cores vermelho, verde e azul, e quando algum deles está ausente ou não funciona bem, ocorre o daltonismo.


Quais são os tipos de daltonismo?

Existem três tipos principais de daltonismo, que são:

  • Protanopia: é o tipo mais comum e se caracteriza pela diminuição ou ausência do pigmento vermelho. As pessoas com esse tipo de daltonismo têm dificuldade para distinguir o vermelho do verde, e podem ver essas cores como marrom, cinza ou tons de rosa.
  • Deuteranopia: é o tipo que afeta o pigmento verde. As pessoas com esse tipo de daltonismo também confundem o verde com o vermelho, e podem ver essas cores como marrom, cinza ou tons de amarelo.
  • Tritanopia: é o tipo mais raro e se refere à alteração do pigmento azul. As pessoas com esse tipo de daltonismo têm problemas para reconhecer o azul e o amarelo, e podem ver essas cores como rosa, roxo ou tons de verde.


Como é uma pessoa daltônica?

Uma pessoa daltônica não vê o mundo em preto e branco, como muitos imaginam, mas sim com uma paleta de cores reduzida e distorcida.


Dependendo do tipo e da intensidade do daltonismo, a pessoa pode ter mais ou menos dificuldade para identificar as cores, suas tonalidades e seus brilhos.


Por exemplo, uma pessoa com protanopia pode não conseguir diferenciar um semáforo vermelho de um verde, ou uma maçã vermelha de uma verde, enquanto uma pessoa com tritanopia pode não perceber a diferença entre o céu azul e o mar verde.


O que pode causar o daltonismo?

A causa mais comum do daltonismo é a genética, ou seja, a pessoa nasce com essa condição por herdar um gene defeituoso do pai ou da mãe.


Esse gene está localizado no cromossomo X, que é um dos cromossomos que determinam o sexo da pessoa. Por isso, o daltonismo é mais frequente em homens do que em mulheres, pois eles têm apenas um cromossomo X, enquanto elas têm dois.


Se o cromossomo X do homem tiver o gene do daltonismo, ele será daltônico, mas se o cromossomo X da mulher tiver o gene do daltonismo, ela será apenas portadora, pois o outro cromossomo X pode compensar a falha.


No entanto, o daltonismo também pode ser causado por outros fatores, como doenças, traumas, envelhecimento ou uso de certos medicamentos, que podem afetar a estrutura ou o funcionamento dos olhos ou do cérebro.


Algumas dessas condições são: glaucoma, degeneração macular, anemia falciforme, esclerose múltipla, doença de Parkinson, fenitoína, dissulfeto de carbono ou tolueno.


Quais são as cores que um daltônico enxerga?

As cores que um daltônico enxerga dependem do tipo e da gravidade do seu daltonismo.


Em geral, as cores que mais causam confusão são o vermelho e o verde, que podem ser vistos como tons de marrom, cinza, rosa ou amarelo. O azul e o amarelo também podem ser difíceis de reconhecer, e podem ser vistos como tons de rosa, roxo ou verde.


Além disso, as cores podem parecer mais apagadas, sem brilho ou contraste.


Para ter uma ideia de como é a visão de uma pessoa daltônica, você pode fazer um teste online, como o [Teste de Ishihara], que consiste em identificar números ou formas escondidos em círculos coloridos.


Esse teste é usado para diagnosticar o daltonismo, mas também pode ser usado para simular como uma pessoa daltônica vê as cores. Você também pode usar aplicativos ou filtros que alteram as cores das imagens, como o [Color Blindness Simulator], que permite ver como uma foto seria vista por uma pessoa com diferentes tipos de daltonismo.




Esperamos que você tenha gostado de aprender mais sobre o daltonismo, um distúrbio da visão que afeta milhões de pessoas no mundo todo.


Se você tem alguma dúvida, sugestão ou comentário, deixe sua mensagem abaixo. E não se esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais.


Até a próxima!!!

MAIS PUBLICAÇÕES